Juromenha
Afonso Loureiro
Quase a cair para o outro lado do Guadiana, onde Espanha diz já não ser Portugal, mas onde os Oliventinos são orgulhosos do seu passado Português, está o Castelo da Juromenha.
Como tantos outros, o seu estado não é famoso e só a reconstrução para a comemoração do centenário o deixou com um ar mais viçoso.
A marca da campanha
Um baluarte com duas igrejas e várias construções em estado de conservação variável. Algumas com um ar habitável e pormenores interessantes. Outras são pedaços de História com muitas histórias.
Transpondo o portão principal
A Igreja Matriz sofreu obras de conservação. Puseram-lhe um telhado novo e começaram a limpar as coisas antes que se degradem mais. É uma bela surpresa transpor a porta lateral e entrar numa atmosfera de penumbra com umas colunas inesperadas.
Pedras seculares
A subida até à torre sineira não é fácil. Muitos degraus estão em falta e às vezes é preciso dar um passo quase maior que a perna.
O Guadiana ao fundo
Depois da visita ao castelo, veio o almoço, onde se pode matar as saudades de bacalhau!
Até comi o feijão verde
Deixe uma resposta
Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.