Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  12 2008

Mecânicos divinos

Em cada angolano há um mecânico. Pelo menos é o que tentam fazer-nos crer. Grande parte das reparações é feita substituíndo peças variadas até que a coisa volte a funcionar.

O primeiro passo é desmontar tudo. Depois substitui-se o que parece estragado. Geralmente parece tudo estragado, mas só apontam para as peças mais caras, mais fáceis de trocar ou aquelas que até têm em armazém (uma canto do quintal, onde o cão dorme).

Depois de montada a peça nova, torna-se a encaixar tudo no sítio. Pode ser que se tenha sorte e não sobrem muitas peças. Se sobrarem, é porque estavam a mais e agora até se podem usar noutro carro.

blog_018
Go down Moses,
way down in Egypt’s land
Told Ol’Pharaoh,
let my suspension go!

Por todo o lado se vêem cartazes anunciando especialistas disto e daquilo, mestres de bate-chapa, suspensões ou electricistas.

Recauchutagens e oficinas de reparação de molas são frequentes, demonstrando um vasto mercado por causa dos ainda mais numerosos buracos nas estradas. As primeiras limitam-se a trocar e remendar câmaras de ar. As segundas trocam molas partidas por molas inteiras retiradas de carros acidentados.

Nas oficinas de molas, há especialistas em subir as suspensões dos carros para que seja mais fácil andar nos buracos. Fazem-no à custa de amortecedores maiores, mas não trocam as molas. Os carros passam a andar um palmo acima do habitual, com as molas a abanar e a bater. Passadas umas semanas, os amortecedores têm de ser trocados. Sem molas não duram muito…

À semelhança dos candongueiros, algumas oficinas têm um nome sugestivo, para que fiquem na memória dos condutores. E, como a diversificação de negócios é o segredo do sucesso, há também associações curiosas. Lá para os lados do Benfica, há uma oficina de mecânica-igreja evangélica-venda de gelo. Será que reparam pela fé?

blog_025
Mestre dos embate

Tenho reparado que os nomes de inspiração religiosa têm alguma predominância. Será que numa terra de cultos e devoções enraizados isso é uma espécie de publicidade subliminar?

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Mecânicos divinos”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. haja mestria!

    🙂

    saudações

    http://coresemtonsdecinza.blogspot.com

  2. Olá Afonso!
    Somos alunos adultos que estamos a fazer o 9º ano.A nossa professora fala-nos muito de Angola, pois ela é dai de ANgola e esteve ai no verão…
    Nós também já nos apaixonamos por ANgola!
    Gostamos muito de visitar o seu blog.
    OBRIGADA PELAS bonitas crónicas que todos os dias envia.
    Sandra, Albertina, Conceição

  3. Somos um grupo de alunos adultos que está a fazer o nono ano .
    A nossa professora fala-nos muito de Angola porque ela é dai e esteve a passar férias ai no Verão. Ela mostra-nos muitas fotografias e conta-nos coisas com muito entusiasmo que nós já estamos a ficar também apaixonados por Angola.
    Obrigada pelos crónicas que escreve. Vamos ser seus leitores assíduos.
    Albertina, Sandra, Conceição

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »