Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

25  12 2008

O que encontrei no sapatinho…

Algures na margem do Kwanza, numa terra cheia de História e de histórias, encontrei uns meninos. Acompanharam-me enquanto eu me deixava invadir pela atmosfera calma da povoação e pelo doce fluir do rio lá em baixo.

Enquanto tirava fotografias, fiz perguntas, muitas perguntas, acerca da terra e das casas que via. Perguntei nomes de árvores e de bichos, ouvi histórias de pedras e de feitiços, de miséria e de felicidade.

No caminho por onde seguíamos, surgiu uma árvore diferente das demais. Com a minha tendência ocidental para catalogar as coisas, de lhes dar nome e sentido, perguntei que nome lhe davam ali.

Não tinha nome especial. Era só uma árvore como as outras.

Insisti. Era tão diferente das restantes, que tinha de ter um nome especial.

«A gente chama-lhe a árvore de Natal.»
«Porquê?»
«Porque quando fica assim, vermelha, é sinal que a quadra festiva está a chegar…»

Massangano_008
A árvore de Natal angolana

A acácia rubra afinal é a árvore de Natal. É adequado. A que via estava carregada de vagens. Muitas cobriam já o chão. Parecia que não as aproveitavam. Perguntei também o nome e para que as usavam. Fiquei a saber que as sukaias não servem para nada. Provavelmente fazem apenas parte da decoração natalícia.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “O que encontrei no sapatinho…”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Olá Afonso, belo blog, belas palavras. Um universo entre a poesia e a realidade, tudo se misturando com graça. Belo trabalho. Eatarei sempre por aqui.

    Um abraço brasileiro d`além mar da Mui heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

  2. Bom Natal Afonso.

  3. Prezado Afonso: Aqui em Fortaleza/Brasil, esta árvore é conhecida como flamboyant, e são encontradas frequentemente pela cidade.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »