Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

12  03 2009

Decidam-se de uma vez por todas!

Dizem as más línguas que gente saudosa do passado colonial insiste em não deixar cair no esquecimento os antigos nomes das ruas. É aquele tipo de gente que emenda todos os que mencionam a toponímia pós-independência com um ar superior, ou que se faz desentendida quando ouve o novo nome.

Há ainda os que fazem o contrário, reforçando a toponímia actual e desprezando a antiga, como se nunca tivesse existido.

Pelo meio há muitos outros tipos de pessoas menos fundamentalistas nesta questão, que se vão entendendo como podem nesta confusão de nomes que é Luanda.

Mesmo conhecendo os nomes novos e os antigos, nunca se tem bem a certeza onde começam ou terminam os arruamentos porque a transição não ocorre nos mesmos cruzamentos. Os números de polícia deixaram de fazer sentido na maioria dos casos e, nos bairros populares não os há, nem nomes de ruas.

Deixemos as indecisões do cidadão comum e passemos ao mundo oficial.

Regularmente, os serviços de finanças fazem inspecções às casas para a determinação dos valores a inscrever nas matrizes prediais. Isto permite actualizar os impostos a cobrar. A casa em que moramos não é excepção. O senhorio combinou connosco e com os inspectores das finanças uma data para a inspecção.

No dia combinado, apareceram e fizeram algumas perguntas acerca do número de quartos e casas-de-banho. Tudo muito rápido e anotado num bloco pautado, de aspecto muito pouco oficial. Confirmaram a morada. Usaram o nome de rua colonial. A P. tentou emendar, mas o inspector disse logo que era no nome antigo que estava registada e era nesse que tinha de ficar.

Luanda_20090105-162330-S08-82245_E013-23264_14
Não, não fica na Avenida Lenine

Ó caramba, mas se a placa na esquina diz que agora se chama outra coisa, porque não se altera a matriz? E depois admiram-se que as pessoas não se orientam na cidade. Imagino alguém que queira mudar o registo de propriedade de um edifício. Dirige-se à conservatória, diz que tem uma casa na rua tal e tem o azar de só conhecer o novo nome. Está tramado. Aquela casa não existe nos registos. Será que imagina que é necessário saber o nome antigo? Eu não imaginava…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Decidam-se de uma vez por todas!”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Ola Afonso:

    Decidi atribuir ao seu blog Aerograma o Prémio Dardos, pelo qual se reconhecem os valores que cada blogger, emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os bloggers, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web. Este prémio obedece a algumas regras. Para as cumprir leia o meu último post no meu blog Diademadeangola.

    Obrigada.

    Um abraço

    MJ

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »