Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

19  05 2009

Dia-não

Há dias que não deviam existir. Começam mal e não se endireitam nem por nada. Ficamos com a sensação de que desperdiçámos uma dádiva.

Tudo começa com a festa no terraço de um dos prédios da vizinhança. Aqui, as festas só estão completas quando há muitas colunas grandes e amplificadores monstruosos a vomitar batuques a volumes desumanos. Acreditamos convictamente que alguém anda a experimentar técnicas de demolição por pressão sonora.

festa
Animou festas de outros tempos

As vidraças tremem, os copos dançam na mesa e os espelhos reflectem não só a luz, mas também o som que vem lá de longe. Pum, pum, pum.

As horas passam e a música vai variando de ritmo, mas as pancadas continuam. Adivinhamos o zumbido nos ouvidos dos que estão na festa, mas percebemos que esta é uma música táctil, que deve ser sentida no esqueleto e nas carnes. As orelhas servem para segurar os óculos de sol que, mesmo de noite, são fundamentais.

Do outro lado da casa, onde está o quarto, o som não chega directamente. Há, pelo menos, três planos onde é reflectido em direcção à cama. As pancadas secas sentidas na cozinha são agora empurrões arrastados e distorcidos que massam os ouvidos e o corpo.

O fim da noite aproxima-se, mas a música continua. Quatro da manhã e ainda não há sinais de que a festa esteja parar acabar. As pequenas pausas entre as músicas fazem a pressão nos ouvidos desaparecer, como se alguém nos tirasse um dedo da orelha. Mas logo a seguir regressa. Lá para as cinco da manhã acaba. Silêncio, finalmente.

Adormecemos para, cinco minutos depois, passar a primeira mota barulhenta. Muito gostam estes gajos de andar a dar aceleradelas inúteis!

Os planos feitos de véspera de acordar cedo são cancelados com voz entaramelada. Em vez das sete, partimos às dez. Ainda falta abastecer o carro, mas fazêmo-lo pelo caminho.

A estrada para Viana continua em obras. Os condutores insistem em formar cinco filas onde só passa uma. Vão-se espremendo a toques de embraiagem, tentando não cair nos buracos mais fundos que decoram a estrada. Buzinadelas e acelerações furiosas com o carro desengatado.

IMG_3524
Contorna buraco, mergulha na lama

Duas horas depois, chega-se a Viana, a doze quilómetros. Filas demasiado grandes nas bombas até lá. A última hipótese, a caminho de Catete, já não tem gasolina. A luz da reserva acendeu e não vale a pena arriscar ir até Catete e descobrir que também estão a seco. O dia está perdido. Regressamos à capital. Perdemos três quartos de hora para abastecer numa bomba menos concorrida perto do Palanca.

Entramos em casa derrotados. A viagem de lavar a alma e esquecer Luanda por umas horas, revelou-se um banho no que há de pior da cidade: trânsito, trânsito, trânsito!

A seguir choveu…

IMG_3916
Luanda debaixo de chuva

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Dia-não”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Há dias assim, mas não é só aí! É por todo o lado, a Lua tem dias que acorda para o lado errado e decide enfernizar a vida a toda a gente. São os chamados “dias difíceis” e a Lua é uma gaja…

  2. Desesperante…

  3. Planos furados…:/

    Agora fez-me lembrar as leis de Murphy: “Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.”

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »