Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

16  07 2008

Mandioca, outra vez

Hoje não resisti. Fui à rua e comprei uma mandioca.

Fui ver a receita sugerida pela Ana Pereira (nos comentários à aventura do Baço) e atirei-me de cabeça ao tubérculo!


Mandioca nua

Cortei-o ao meio e comecei a descascá-lo. Como não sabia muito bem de que tamanho havia de cortar os pedaços, preparei um sortido. Logo saberia quais seriam os melhores.

Cozi tudo em água e sal por uns minutos. Depois escorri-os e atirei meia-dúzia para a frigideira. Não devia ser preciso mais.


Palitos, rodelas e cubos

Quando achei que já deviam estar fritos, tirei um e provei. Que delícia! Toca a enfiar mais na frigideira.

Já deu para perceber que se descasca um pouco mais porque a casca frita fica muito dura e que o tamanho ideal é um pouco superior ao de uma batata frita. Logo à noite arranjo mais duas cobaias para experimentar.


Já estou com água na boca

Estou a ver que nos vamos safar bem em termos de comida.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

7 respostas a “Mandioca, outra vez”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Parabéns! Que bom aspecto tem a mandioca! 🙂 É isso mesmo, deve-se cortar aos palitos um pouco maiores que a batata frita. No prato em baixo, o último palito tem o tamanho e a cor ideal.

  2. Amanda lá uma páqui, ohfaxfavor!

  3. O desafio foi lançado e aceite… irei também experimentar porque tem muito bom aspecto.

  4. Hei-de experimentar…o Homem-que-não-assina servirá de cobaia!

  5. Hoje passei das palavras à acção.
    Comprei uma mandioca e depois preparei-a e no final estava uma delicia.
    A mãe e a mana também aprovaram.

  6. Bem acho que também vou me aventurar…

  7. A mandioca faz parte da alimentação brasileira, seja em forma de farinha ou frita, cozida, refogada com ou sem carne, bolos normais ou o chamado ‘bolo puba’ que é feito com mandioca podre…confesso que gosto de todas as formas, até mesmo o bolo confeccionado com mandioca podre que tem um sabor…bem, sabe mais ao balde onde foi colocado para apodrecer, por vezes sabe a ferrugem. A mandioca também faz parte do folclore brasileiro com a ‘Lenda da Mandioca’, vou deixar aqui a versão simplificada que ouvia quando era criança pois as outras são muito dramáticas, onde se envolvem mães solteiras, filhos de pais incógnitos, avós raivosos e um pseudo canibalismo… enfim.

    Conta-se que havia numa tribo uma indiazinha muito branquinha que se chamava ‘Mani’, um dia esta menina morreu e foi enterrada dentro da ‘Oca’ onde vivia. Após alguns dias nasceu uma planta desconhecida em cima do seu túmulo. Com raízes grossas, castanha por fora e branquinha por dentro, deram o nome de Manioca, hoje conhecida por mandioca.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »