Três, quinhentos
Afonso Loureiro
Há tempos contaram-me a origem de uma expressão típica de Luanda que por vezes se ouve quando se fala de polícias, especialmente da boca dos mais-velhos.
Ao que consta, nos idos do Partido Único, a inflacção galopante fez com que o Novo Kwanza viesse substituir o original com um carimbo nas notas velhas alterando a denominação. Mais tarde, já depois da guerra rebentar pela segunda vez, o Kwanza foi Reajustado e renascido, fazendo com o o Kwanza actual, o segundo com este nome, seja apenas mil milhões de vezes mais valioso que o primeiro.
Mas, entre o Segundo Kwanza e o Reajustado, na altura em que toda a gente se esquecia de pronunciar os últimos três zeros e as notas de meio milhão de Kwanzas Reajustados eram só chamadas de Quinhentos, a corrupção era ainda pior do que agora.
Todos quantos detinham um pedacinho de poder, por muito pequeno que fosse, refinavam os esquemas de venda de facilidades para as dificuldades acabadas de criar. A situação era tão má que, a nível oficial, se achou que havia de por um travão na corrupção dos polícias, porque já nada os separava dos ladrões.
A primeira solução adoptada foi a de evitar patrulhas de homens isolados. O problema não melhorou, porque os colegas protegiam-se uns aos outros e rapidamente arranjavam esquemas entre si. A segunda solução foi combinar em cada destacamento três polícias de divisões diferentes. Talvez assim se conseguisse que a vergonha os impedisse de pedir tantas gasosas.
O certo é que, a partir de certa altura, sempre que alguém descrevia uma patrulha com os três polícias a par, se dizia apenas «eram três, quinhentos». As contas eram simples: três polícias, uma nota de 500’000!
Pelo que me consta, a gasosa de cortesia que não tenta fazer fechar os olhos a actos ilegais mas tão-somente comprar a facilidade para a dificuldade recém-inventada, continua com a mesma grandeza de valores…
Deixe uma resposta
Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.