Espreitando o passado
Afonso Loureiro
Qualquer voltinha que se dê por Luanda, mesmo que seja nos sítios por onde se passa todos os dias, resulta sempre em fotografias que me parecem deslocadas no tempo. Por esta altura já devia estar imune a estas coisas, mas é-me impossível resistir a estes pedaços de História recente que não foi engolida pelo progresso das últimas décadas.
Outra época
No meio dos edifícios envelhecidos e descurados encontramos pequenas marcas dizendo que nem sempre foi assim. São os restos da decoração que agora é considerada supérflua, como letreiros que não foram removidos depois do fecho das lojas.
Negócio desaparecido
Nem todos estes testemunhos se encontram olhando para cima. Alguns surpreendem-nos quando olhamos para o chão, tentando não sujar os pés. Nos átrios dos edifícios construídos no final da década de 1960 é frequente encontrar padrões e cores característicos da época.
Padrões de uma época
Há certos locais da cidade em que nos julgamos sugados para um outro tempo, tal é a quantidade de marcas do passado que nos rodeia, e não nos é difícil imaginar como seria viver nessa época.
Deixe uma resposta
Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.