Eng.º Duarte Pacheco
Afonso Loureiro
O Eng.º Duarte Pacheco, Ministro das Obras Públicas de Salazar, foi um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento das vias de comunicação em Portugal. A ele se deve também a criação do parque de Monsanto, hoje o pulmão de Lisboa, bem como os primeiros bairros sociais e auto-estradas.
As obras monunentais da época, como sejam a Fonte Luminosa e o Estádio Nacional, bem como a abertura das Avenidas Novas e a organização da Exposição do Mundo Português foram também fruto do trabalho deste estadista.
Infelizmente, conduzia demasiado depressa nas novas estradas que mandou construir e acabou por morrer na sequência de um acidente numa delas, às portas de Vendas Novas, a 15 de Novembro de 1943. Faz hoje 67 anos.
Ainda hoje lá está o monumento marcando o local, que tem sobrevivido aos alargamentos da estrada e condutores menos prudentes.
Monumento a Duarte Pacheco
Infelismente, do monumento desapareceu, un volanted de automovel feito en bronze, que estava ao pé do monumento, au que parece ofericido segundo consta, pelos chauféres Portugueses
Há sempre gente que desrespeita a memória alheia. O volante foi provavelmente roubado para vender o bronze.