Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  08 2008

Aventuras culinárias, outra vez

Depois das experiências com o baço, as várias maneiras de comer mandioca e algumas invenções com ingredientes um pouco mais tradicionais, resolvi experimentar algo de novo.


Uma pequena mandioca

Na Canjala comprei 1000 Kz de banana-pão. São cerca de 20 bananas grandes como tudo. À primeira vista, cada uma pesa meia arroba e mede mais que um carro.

Olhei para o monte de bananas em cima da bancada e comecei a pensar que se calhar foi asneira comprar tantas… não sei o que fazer com uma, quanto mais com vinte! Fui à internet procurar receitas. Assustei-me, só havia receitas rebuscadas, que envolviam ingredientes que não tinha e dotes culinários que não domino, como levar o açúcar ao ponto pérola…

Acabei por encontrar algo de simples. Banana-pão assada no forno com casca. Só é preciso forno, uma faca e um pouco de açúcar. E a banana, claro!

Agarrei em quatro bananas, lavei-as, fiz-lhes um corte na casca a todo o comprimento e pus uns grãos de açucar entre a casca e a banana. Como o quadro eléctrico andava a fazer das suas, tive de ligar o gerador para poder ligar o forno eléctrico. As bananas cozinharam por cerca de meia-hora, até a casca estar preta. Não sei se foi cedo ou tarde, mas tirei-as e provei. É bom!

Partilhei com os colegas e a P. descobriu que as bananas também podem ter caroços…

Como somos só três e assei quatro bananas, ficou uma à espera de destino.

No dia seguinte, com remorsos por deitar fora uma banana, pensei em como lhe podia dar utilidade. Acabei por pôr uma panela ao lume e ir juntando algumas coisas, entre as quais, a banana assada cortada aos pedaços e sem as sementes. E não é que consegui fazer um arroz de banana?

Ao fim de quase uma semana só tinha conseguido dar caminho a um quinto das bananas. Temi que as restantes se estragassem. Era preciso encontrar um receita que envolvesse uma quantidade absurda de bananas e que não fosse complicada. A solução óbvia era fazer um bolo. A internet é a salvação de cozinheiros enrascados. Encontrei uma receita que, com as devidas adaptações à realidade angolana, poderia muito bem ser tentada.

Um monte de bananas, mais alguns ovos, óleo e pão ralado resultam num excelente bolo. Não sei se ficou assim porque aldrabei a receita ou porque as bananas eram boas, mas o certo é que não fui o único a provar e aprovar.


Cá está ele

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

5 respostas a “Aventuras culinárias, outra vez”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Conseguiste deixar-me com àgua na boca…Esse bolo tem um aspecto divinal!

  2. E, o que fez à “pequena mandioca”???

    O bolo tem um óptimo aspecto e o gosto também não estaria mau, a ver pela foto inicial…

    Ainda bem que teem disposição para essas aventuras culinárias!

    Beijinhos aos meus sobrinhos e para si também, porque não?
    Agora já o conheço “pessoalmente” pelas fotos. :))))

    Maria

  3. Estás cada vez melhor… ainda acabas como cozinheiro de renome.

  4. hallo leio o teu blog apartir da alemanha e poxo dezer-te uma coisa exa do arroz de banana e nova para mi .continua assim e seras o melhor descobredor de receitas de angola

  5. Banana assada! Não há nada melhor! comi muita assada na brasa.

    Ainda hoje lhes sinto o cheiro e o sabor!!!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »