Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

17  11 2010

Cataventos

Quando andava de olho nos céus austrais, reparei que ainda havia muitos cataventos nos telhados angolanos. As igrejas importantes tinham-nos e, perto do porto de Luanda, quase todas as casas ostentavam um na chaminé.

Cataventos há um pouco por todo o Portugal, desde os mais simples, aos mais elaborados. Os edifícios novos dispensam-nos, talvez porque os seus moradores se habituaram demasiado aos confortos modernos e se esqueceram que lá fora há vento que traz dias ensolarados, frio ou chuva, consoante a direcção em que sopra. Ainda os encontramos nas igrejas, edifícios que são, por vezes, o último reduto de tradições em desuso.

Catavento de Porto Quipiri
Anjo corneteiro

Alguns, depois de muitos anos de serviço contínuo, deixam de funcionar. A ferrugem deixa-os presos a apontar um vento fictício. Com sorte e dedicação, são reparados. Apenas com sorte, são substituídos. Como os ferreiros artistas já desapareceram, são os curiosos que se desenrascam e constroem um novo catavento.

Catavento caçador
Arte popular

Os temas escolhidos podem ser menos sacros que os originais, mas conseguem dar um cunho pessoal à obra, que a distingue dos produtos feitos em série da nossa civilização.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »