Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

22  09 2011

Manifestações em Luanda

Nos últimos meses têm-se sucedido manifestações em Luanda, algumas na vaga de protestos contra regimes autoritários que varre África e Médio Oriente, e outras por razões só angolanas. A maioria tem sido pequena, com direito a mais de um polícia por manifestante.

Com a história conturbada de Angola e a tradicional política de mão pesada no que toca a opiniões dissidentes, é compreensível que apenas uma mão cheia de pessoas venha para a rua. Facto assegurado tanto por figuras do regime como críticos fervorosos.

Fui acompanhando as notícias e tentando imaginar as ruas que percorri com manifestantes e polícia. Como padrão de comparação só tinha as marchas organizadas durante as eleições de 2008 e as procissões da Páscoa ou os festejos de vitórias no futebol.

Baixa de Luanda
Na altura era assim

A última manifestação surpreendeu-me. As imagens tremidas que passaram na televisão eram as da rua onde morei. Algumas das pessoas que se viam à janela ou a correr pelo passeio conhecia-as de vista ou mesmo de nome. Pareceu-me mesmo ter visto o Yannick na passagem ao lado do gerador que dá para a rua onde a confusão estava instalada.

Revi mentalmente as moradas e locais de trabalho dos amigos que lá deixei, numa tentativa de perceber se algum deles poderia ser envolvido na confusão sem querer. Para já parece-me que não.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »