Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

06 2010

A ponte da Cabala

A Cabala, local da fronteira líquida no caminho para a Muxima, está a mudar. Uma ponte flutuante, feita de barcaças e pontões metálicos amarrados com correntes substituíu a velha jangada azul. O rito de passagem perdeu-se e resume-se agora a um baque-baque das chapas a vergar sob o peso dos carros entre duas estradas poeirentas.

Nova ponte da Cabala
A nova ponte

Onde a jangada circulava ergue-se o esqueleto da nova ponte, desproporcionada, que se agiganta e faz sombra à Cabala. Mais de uma centena de pilares grossos e dois grandes vãos tapam o rio e a chana a sul. Uma ponte milionária que remeterá a Cabala para a condição de povoação esquecida, um cisco no canto do olho de quem passa na estrada, muitos metros acima dos telhados.

A dimensão da ponte contrasta tanto com o resto que será difícil não imaginar as pontes que se poderiam fazer noutros sítios igualmente necessitados, se o projecto tivesse sido apenas um bocadinho menos ambicioso.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »